MezzoLab
A MezzoLab é uma agência Digital full-service, focada em ajudar
os seus clientes a comunicar de uma forma mais eficaz, e a chegar
a uma maior audiência, produzindo projetos interessantes
e inovadores. Foi fundada em 2012 e conta já com vários clientes
de renome nacional e internacional como a Bosch, SuperBock,
L’Oréal, NOS, Continente e Cristiano Ronaldo.
A equipa da i.E. falou com João Freitas, fundador e diretor
criativo, para conhecer melhor a MezzoLab.
A vossa equipa é constituída por programadores, motion designers, filmmakers e estrategas digitais. Como é trabalhar com pessoas de áreas tão diferentes?
Para além de todos os serviços que fornecem aos vossos clientes, vocês dizem ser também Estrategas Digitais. No que consiste o Marketing Digital, e quais são as vantagens para o projeto/cliente?
O print é feito e não pode ser alterado, já um site ou uma app pode estar em constante atualização. O que é que escolhem, assim que possível publicam o projeto (web ou app) para obter feedback dos utilizadores, ou preferem aperfeiçoar completamente o projeto e só depois o publicar?
Provavelmente a segunda opção, ou seja, mesmo pela forma como são estruturados os projetos em termos de relação cliente e produtor, chamemos-lhe assim. Dificilmente há projetos, há esse tipo de clientes, mas são mais raros. Os clientes querem ter uma relação de longa duração e que é suposto estares sempre a fazer melhoria ao site e trabalhar de forma continua. A verdade é que a maior parte das marcas, sejam pequenas ou sejam grandes lançam as coisas de uma forma muito só para aquele momento, ou para perdurar no tempo como aquela coisa. Ou seja, quando lançam um site, é um investimento muito grande de tempo e dinheiro, e depois provavelmente é algo que vai durar no tempo X anos, ou X meses.
Nós achamos que isso faria sentido, melhoria contínua, mas poucos clientes têm esse budget. Os clientes maiores pedem alterações e pedem melhorias e pedem páginas novas, mas é mais raro. No nosso caso, nós vamos fazendo melhorias ao que é nosso porque podemos. Ainda hoje estivemos a acrescentar algumas funcionalidades ao nosso site, coisas pequenas, mas que achamos que fazia sentido.
Mas também é, as vezes é um bocado errado dizer que o impresso é algo estático, e que o digital não é, porque na verdade, muitas vezes os projetos digitais são tratados como projetos estáticos, embora na minha opinião, não faça sentido, mas a verdade é que isso acontece. Ou seja, lança-se um site, que não seja uma das grandes marcas, lança um site e dura anos aquilo. É a mesma coisa que imprimir uma brochura um flyer ou um livro. E na realidade, grande parte dos projetos são feitos com um ponto de vista, em que vai haver um investimento muito grande, quer da parte da equipa do cliente, quer da nossa parte, que é uma parte financeira, e que depois aquilo vai durar. Mas faz mais sentido ver as coisas de forma continua claro.
Até hoje qual o projeto que vos deu mais prazer a realizar?
Como vêm o futuro da MezzoLab?